Criar um blog/site WordPress em 5 minutos



Se você está a procura de uma maneira fácil de criar uma presença na Internet, a melhor forma de fazer isso é, sem dúvida, criar um blog. Milhões de usuários nos quatro cantos do mundo utilizam blogs para partilhar os seus conhecimentos ou pensamentos e muitos deles inclusive utilizam este meio para ganhar dinheiro.

Neste artigo vou explicar-vos como criar um blog ou site profissional com a plataforma WordPress em poucos minutos e sem necessitar de nenhum conhecimento de programação.

Por que o WordPress?

  • WordPress é o mais popular plataforma de blogs da internet.
  • É usado em cerca de 15% dos “top 1 milhão” de sites.
  • 22% dos novos sites são baseados no WordPress
  • WordPress é atualmente o mais popular CMS (Content Management System) em uso na Internet
  • Em dezembro de 2011, a versão 3.0 foi baixado mais de 65 milhões de vezes

Construir o seu próprio ativo online

Seja um blog, um site de presença para a sua empresa ou um site profissional para um jornal online. Para construir o seu próprio projeto na Internet e ter o total controle e flexibilidade para personalizar como você deseja, então será necessário possuir um domínio e um alojamento próprio.

A vantagem de ter um blog WordPress  num alojamento próprio e um domínio próprio é que você é o único dono do blog e não terá que preocupar com a publicidade de terceiros ou  ”termos e condições” de outros. Por exemplo, uma página no Facebook ou um blog no blogger (blogspot) serão sempre propriedades da Facebook ou da Google, e estarão sempre sujeitas as regras deles.

Recomendo a compra de um domínio no Godaddy, que é o lider do mercado de venda de domínios.

Para alojar o blog recomendo Hostgator, o mais conhecido webhosting e altamente recomendado para blogs/sites em WordPress, para além disso, basta um clique para instalar WordPress ou qualquer outro CMS. E é exatamente onde este blog está alojado.
Assim vamos colocar o blog online e começar a escrever o primeiro post em menos de 5 minutos.

Antes de começar

Escolha um domínio, pode comprar no Godaddy ou no próprio Hostgator e ficar logo associado a sua conta de alojamento.
Vamos lá!

1º Passo – Registar num web hosting

Registe-se no Hostgator e escolha um plano de alojamento, a nossa recomendação é “Baby Plan” caso pense em ter mais do que um blog ou site. Depois você receberá um email de boas vindas com os dados de longin do panel de controle (cPanel).

2º Passo – Acessar ao cPanel

Basta clicar no link de login no email e usar as credenciais fornecidas para acessar ao cPanel

3º Passo – Instalar WordPress com QuickInstall

Depois de login feito, desce para a parte inferior da página, e clique no QuickInstall, depois   no ícone de WordPress e por fim clique em continue.

4º Passo – Finalizar a instalação

Preencher com os dados pedidos: email, nome do blog, username e caso queira nome e apelido. Após isso, clique em “install now” e aguarde. A instalação irá demorar em menos de um minuto. E voilá!!


5º Passo – Acessar a área administrativa do blog WordPress

Após a instalação, faça login no blog com o username escolhido e a password fornecida para acessar a área administrativa.


6º Passo – Criar o primeiro post

Agora, é altura de criar o seu primeiro post.

Digite o título do artigo, e escreva o corpo do post. Você também pode copiar e colar um artigo que tenha escrito no Word ou qualquer outro editor de texto. Insira o artigo, escolha ou cria a  categoria, coloque os tags e por fim clique em “Publish”. E já está! O seu blog está online e visível para o mundo inteiro.

Comece agora mesmo a sua aventura online!

Saiba como ganhar dinheiro com blog

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Obrigado por compartilhar esses 6 passos, eu uso esses passos para criar conteúdo para meu blog sobre Curso Segredos do Bitcoin faço investimento desde 2016

    ResponderExcluir